- Editorial

VOCÊ SABIA – ALIADOS

18.02.45 USS POLLUX (AKS 4). Repatria os primeiros 124 prisioneiros de guerra americanos das Filipinas.

—————————————————–

1932 US Hospital Ship “ACÁDIA” (6.185 ton). Primeiro navio hospital incorporado pelo Exército Americano.

—————————————————–

09.08.42 DD 393 USS JARVIS. Primeiro destroier americano afundado em Guadalcanal.

—————————————————–

12.04.45 DD 733 USS MANNERT L. ABELE (2.200 ton.). Único navio americano comprovadamente afundado em ataque de bomba “Okha” (lançada de um bombardeiro Mitsubishi G4M Betty).

—————————————————–

17.05.44 Malásia /Surabaya. Operação Britânica “Transom” foi um dos primeiros grandes ataques aéreos em que participaram aeronaves da Frota do Britânica do Pacífico. Aeronaves da força-tarefa aliada composta pelos HMS ILLUSTRIOUS e USS SARATOGA atacaram a base sendo que os aviões do USS SARATOGA danificam a YOSEI MARU, os navios de carga CHUKA e TENCHO MARU e os caça submarinos auxiliares CHa-107 e CHa-108. Os aviões da HMS ILLUSTRIOUS afundam o transporte SHINREI MARU.

—————————————————–

08.12.41 Xangai. O USS WAKE (ex-GUAM) é preparado para destruição, pela própria tripulação, para evitar captura. Por volta de 04:00h (local), duas horas após o ataque a Pearl Harbor, o WAKE é tomado de assalto por tropa Japonesa. Surpreendida e inferiorizada numericamente a tripulação da WAKE é capturada, tornando-se prisioneiros de guerra, sem poderem afundar o navio. O WAKE é o único navio de guerra da Marinha Americana se render na Segunda Guerra Mundial. Empregado pelo Japão nomeado “TATARA”

—————————————————–

26.07.45 O HMS VESTALl  caça minas “Classe Argelina” da Marinha Britânica. Lançado em 1943 foi afundado enquanto participava da “Operação Livery”. Por volta das 18h25 três aviões não identificados foram localizados na ilha Puket e logo foram seguidos por vários outros. VESTAL foi atingida por um KAMIKAZE, sofrendo danos críticos e matando vinte homens. Foi o último navio da Marinha Real afundado na Segunda Guerra Mundial.

——————————————————

SS 238 USS WAHOO. Submarino americano que mais afundou navios japoneses durante a WWII (60.038 ton.).

————————————————————

16.11.43 SS USS CORVINA (2.424 ton). Único submarino americano comprovadamente afundado por um submarino japonês, I -176. (USN SS 216 GRUNION provavelmente foi afundado pelo IJN SS I-126).

———————————————————-

06.08.45 SS 332 BULHEAD, classe Balao. Último submarino americanos perdido durante a WWII. Afundado em ataque aéreo. Perda total da tripulação.

——————————————————

FOGO AMIGÁVEL (Pacífico)

Em 25 de outubro de 1944, o submarino americano USS TANG comandado pelo comandante Richard O’Kane, estava perseguindo um navio de guerra japonês danificado que havia ficado para trás no seu comboio. Durante um ataque no dia anterior, o TANG havia disparado todos os seus torpedos, exceto um. Agora seu comandante estava determinado a acabar com o navio danificado usando este torpedo. Alcançando o navio avariado o TANG, navegando na superfície disparou o torpedo. Da ponte, o comandante O’Kane e oito de seus oficiais observavam espantados quando o rastro do torpedo fez um círculo completo em volta do navio atacado e o círculo ficou menor e menor até que completada a volta atingiu o navio lançador, o TANG, lançando ao mar alguns dos homens que estavam na ponte. O TANG afundou rapidamente com a perda de 78 de seus tripulantes. Destróieres japoneses chegaram ao local, apenas nove sobreviventes estavam no mar Resgatados e feitos prisioneiros, todos sobreviveram a guerra.

http://members.iinet.net.au/~gduncan/1944.html

———————————————————-

SORVETE “ICE CREEM”

Talvez o navio mais incomum da guerra tenha sido o encomendado em 1945 pela Marinha Americana, ao custo aproximado de um milhão de dólares. Esta foi a “Ice Cream Barge”, a primeira sorveteria flutuante do mundo. Sua única responsabilidade operacional era produção de sorvete para os marinheiros americanos na região do Pacífico. Navio de casco de concreto e não tinha motor próprio devendo ser rebocado, por outros navios, até sua “Área Operacional” onde juntou-se a uma segunda barcaça, também fabricante de sorvetes, e sob o comando do major Charles Zeigler, estava ancorada em Naha, Okinawa. A capacidade de produção era de cerca de 1.500 galões / hora de sorvetes.

http://members.iinet.net.au/~gduncan/1944.html

———————————————————–

23.06.44 11ª  Airborne Division. Lança, próximo ao final do conflito, em Aparri (norte de Luzon) um batalhão reforçado em uma operação simultânea de pára-quedistas e planadores, bloqueando a retirada do Exército japonês através do “Vale do Cagayan”. Esta foi a única operação com planadores da Guerra do Pacífico.

———————————————————–

  • Em 12/1941 época de Pearl Harbour o Alto Comando da Marinha Americana era chamado CINCUS (pronuncia-se “sink us” = afunde-nos).
  • A braçadeira da 5º divisão de Infantaria do Exército AMERICANO era a Suástica,
  • O trem particular de Hitler chamava-se “Amerika”.
  • Os três nomes foram mudados por fins de relações públicas.

———————————————————–

02.09.45 Assinatura da rendição do Japão. O documento foi inicialmente assinado pelos representantes do Japão e na sequencia pelos representantes dos USA, (Gen. Douglas MacArthur e o Alm. Chester Nimitz), pela República Popular da China (Gen. Hsu Yung-Ch’ang), Reino Unido (Alm. Sir Bruce Fraser), URSS (Gen. Kuzma Derevyanko ), Austrália (General Sir Thomas Blamey), Canadá (Coronel Lawrence Moore Cosgrave), Governo Provisório da República Francesa (General Philippe Leclerc de Hautecloque ), Países Baixos (Almirante C.E.L. Helfrich) e Nova Zelândia (Air Vice-Marechal Leonard M. Isitt).

———————————————————

1942 Uma tentativa dos americanos de causar a erupção de um vulcão para incapacitar a base japonesa na ilha de Matupi (Rabaul) terminou em fracasso. O vulcão Tavorvur entrou em erupção expelindo fumaça e causou grande preocupação as tropas de ocupação japonesas. Tentando aumentar a erupção os americanos utilizaram duas bombas “terremoto” inglesas (inventadas por Barnes Wallis) que foram lançadas na cratera fumegante.

Ambas erraram o alvo e se enterraram na areia perto do final da pista na pista de pouso de Lukunai. Em 1970, foram descobertas sem explodir, a Marinha australiana providenciou a detonação.

http://members.iinet.net.au/~gduncan/1942.html

———————————————————–

Americanos “Internados” na União Soviética

Durante a guerra do Pacífico, 291 aviadores americanos foram internados na União Soviética. Eles eram os tripulantes de 37 aviões que fizeram aterragens de emergência em solo soviético após bombardearem o Japão. Como a União Soviética, então neutra na Guerra do Pacífico, todos foram internados em um acampamento perto de Tashkent, do qual a maioria deles “escapou” para Teerã (Irã) então sob protetorado britânico. O dilema que esses prisioneiros criaram para os soviéticos era que, sob o direito internacional, um País neutro durante a guerra (a União Soviética e o Japão não estavam em guerra) estava proibido de libertar combatentes de países beligerantes sob sua custódia, assim as chamadas “fugas” foram secretamente negociadas entre os EUA e a União Soviética.

http://members.iinet.net.au/~gduncan/1944.html

———————————————————-

PRISIONEIROS DA GUERRA NOS EUA

08.02.1945 O Exército dos EUA anuncia que havia  359.258 prisioneiros de guerra internados nos EUA. Sendo 305.873 alemães, 50.561 italianos e 2.820 japoneses. No total, 666 campos de prisioneiros de guerra foram instalados nos EUA durante a guerra.

http://members.iinet.net.au/~gduncan/1944.html

———————————————————-

CRIMES DE GUERRA DOS ALIADOS.

Durante a ocupação do Japão mulheres japonesas foram submetidas a estupros em massa pelos soldados das forças de ocupação. A partir do primeiro dia, 21 de agosto de 1945 e durante os próximos dez dias, 1.366 casos de estupro foram relatados.Em um exemplo, uma mulher foi estuprada por vinte e sete soldados americanos.

Em Hiroshima, ocupada pelas Forças Britânicas e da Commonwealth, também muitas mulheres japonesas foram violadas.Uma jovem foi estuprada por vinte soldados australianos.

Em 21 de agosto de 1945 autoridades japonesas decidiram criaram a “Associação de Recreação e Diversão” (RAA) para o benefício das tropas de ocupação aliadas, na tentativa de reduzir os casos de estupro. No seu auge, cerca de 20.000 prostitutas trabalhavam para o RAA. Em 20 de setembro de 1945, foi inaugurado o primeiro bordel para as 350 mil tropas americanas no Japão, chamado de ‘Babe Garden’. Foi encerrado em 27 de março de 1946 para impedir a disseminação de doenças venéreas. Infelizmente, estas iniciativas pouco fizeram para minimizar a incidência de estupro durante o primeiro ano de ocupação.

http://members.iinet.net.au/~gduncan/1944.html

————————————————————

GENOCÍDIO. Palavra híbrida, “’Genocide” foi citada pela primeira vez pelo professor Raphael Lemkin durante os Julgamentos de Nuremberg e usada principalmente por Sir Hartley Shawcross, promotor britânico. A palavra combina o grego ‘genos’ (raça, tribo, comunidade) com o sufixo latino ‘cide’ (matar).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *