- Editorial

VOCÊ SABIA – ALEMANHA / FORÇA DE SUBMARINOS

U 862 Foi o único UBOOT a operar no Oceano Pacífico, no período de 25/12/44 a 15/02/45 efetua patrulha no Oceano Pacífico, onde afunda o mercante americano USS ROBERT J. WALKER 7.180 ton. Regressa a Jacarta após a missão.

—————————————————–

U-188.  Submarino Alemão que mais afundou navios aliados durante no Oceano Índico durante a WWII (50.725 ton.).

—————————————————–

01.04.44 U 852 Enquanto operava no Oceano Indico seu Comandante, Eck, ordenou a seus oficiais atacassem sobreviventes do mercante DAHOMIAN. Estes oficiais julgados em Nuremberg, foram os únicos submarinistas Kriegsmarine acusados, julgados e condenados por crimes de guerra, são eles:

  • Oficial de engenharia Heinz Lenz (prisão perpétua)
  • O médico Walter Weisspfennig (executado 30/11/45)
  • O segundo em comando Augusto Hoffmann (executado 30/11/45)
  • O engenheiro alistado Wolfgand Schwender (7 anos de prisão)

O Comandante Eck presente na ponte durante o incidente (marinheiros não estavam no convés) foi executado 30/11/45.

—————————————————–

Dez submarinos Italianos, devido a sua autonomia operacional, foram permutados com a “Kriegsmarine” (em troca de igual número de submarinos Tipo VII C). Foram destinados a conversão em unidades de transporte para estabelecer comunicação com o Japão e com o “Grouppe Moussun” (submarinos alemães que operavam no Oceano Indico). Apenas sete foram convertidas, com capacidade para transporte de até 150 Ton. de cargas, mediante a supressão dos tubos e depósitos de torpedos e o rearranjo da disposição das baterias elétricas. Duas destas embarcações permutadas ainda estavam operando no Oceano Atlântico sendo afundadas antes de seu retorno a Europa (destinadas as bases Alemães para conversão) um deles, o ARCHIMEDE, foi afundado em 16.04.43 na costa do Brasil.

——————————————————

23.02.45  U 510, nas proximidades da Cidade do Cabo afunda o POINT PLEASANT que foi o último navio afundado por submarinos alemães no Oceano Índico.

——————————————————

28/08/44 O U 859 afundou o mercante americano JOHN BERRY que tornou-se um dos mais famosos naufrágios do século pois estava transportando, de Aden para Ras Tanura no Golfo Pérsico, uma carga de 3 milhões de moedas de prata cunhadas nos EUA a pedido do Rei Saudita. Operação de salvamento, em 1994, recuperou parte da carga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *