Sobre Nós

O Editorial

 

AUTOR

Leonel Antonio Romanel – Brasil (pesquisador/escritor)

Responsáveis Técnicos

Bryan Antonio Romanel – (orientador tecnológico)

Yuri Antonio Romanel – (Programador)

 

APRESENTAÇÃO

Amador estudioso da história da Segunda Guerra Mundial, morador de um País não beligerante no Conflito do Pacífico, inicialmente pesquisei procurando resposta a seguinte questão:

” QUAL A TONELAGEM GERAL DE NAVIOS DE GUERRA PERDIDOS PELOS ALIADOS NO PACÍFICO NA WWII”.

No processo verifiquei duas situações:

  • Que a literatura existente induz, erroneamente, aos leitores a acreditar que a guerra do Pacífico ocorreu quase exclusivamente entre o Japão e os EEUU;

  • A quase inexistência de bom material na língua Portuguesa (pois a tradução automática só pode ser classificada como sofrível) abordando os eventos ocorridos no Pacifico, de forma consolidada.

 

A pesquisa

Buscando resolver simultaneamente, pelo menos em parte, ambas as situações apresento o material resultante de pesquisa evitando o lugar comum de mencionar especificações técnicas de embarcações, pois este material já é encontrado abundantemente.

O detalhamento do tópico “AFUNDAMENTOS” relaciona, de forma individualizada, os navios (exclusivamente de batalha) das esquadras aliadas, de países neutros ou, até, do proprio Eixo afundados, perdidos devido a danos irreparáveis, capturados ou internados em decorrência do conflito com o Japão na WWII. Em um tópico adicional indicamos a tonelagem total de embarcações (combate e mercantes) perdidas pelo Japão no conflito.

Até o momento este é o único local onde pode ser encontrada a informação de forma consolidada e abordando embarcações de nações usualmente não consideradas como China, URSS, Austrália, França, Portugal, Holanda, Índia e Nova Zelândia, além das usuais Americana e Inglesa.

Já “BATALHAS “ e “ARTIGOS” abordam eventos e fatos que normalmente estão ao “rodapé” dos livros de história, porem que contribuíram de forma decisiva para a conclusão do conflito, alguns com efeitos que perduram até a atualidade.

Gostaria de enfatizar que todo o trabalho está baseado na pesquisa de terceiros, cujo merecido crédito encontra-se indicado as páginas de pesquisa (abaixo nominadas). Assim, modestamente, posso reivindicar apenas mérito pelo trabalho de tabulação e tradução do material. Tambem em respeito aos devidos creditos de terceiros, este site é e sempre será gratuito e sem anunciantes.

Trabalho desta magnitude é sujeito a falhas devido a supressão ou excesso de ênfase em algum item apresentado, desta forma agradecemos a sugestões e críticas construtivas que venham a aprimorar o trabalho.

BIBLIOGRAFIA

Por ordem de consulta.

http://www.combinedfleet.com/kaigun.htm

http://www.navy.mil/navydata/cno/n87/history.html

http://www.uboat.net/

http://www.navybuddies.com/ships.htm

http://www.warshipsww2.eu/

http://www.maritimequest.com/index.htm

http://www.kamikazeimages.net/

http://www.wrecksite.eu/

http/museumilitarvirtual.blogspot.com.br

http://en.wikipedia.org/wiki/Military_history

http://www.ibiblio.org/hyperwar/OnlineLibrary