- Batalhas

Batalha da Ilhas Komandorski – Aleutas 1943

Batalha das Ilhas Komandorski. Mapa da área.

ILHAS ALEUTAS

26 de março 1943. Os americanos estavam cientes de um comboio para reabastecer as guarnições japonesas nas ilhas Aleutas, assim a Marinha enviou a região, para intercepta-lo, uma força naval composta pelo Cruzador pesado SALT LAKE CITY o cruzador leve RICHMOND e quatro destróier (COGLAN, BAILEY, DALE e MONAGHAN).

A Marinha do Japão destacou para sua escolta de seu comboio os cruzadores pesados MAYA e NACHI, os cruzadores leves TAMA e ABUKUMA e quatro destróier.

Na manhã do dia 27, o comboio foi interceptado dando origem ao confronto, inconclusivo. O SALT LAKE CITY foi duramente atingido sofrendo avarias diversas por fogo de artilharia e de torpedos, porem ao final da batalha o comboio foi obrigado a retirar-se, sem completar a missão de abastecimento.

Como o local da batalha era remoto e as frotas não contavam com apoio submarino ou aéreo, a batalha foi um exclusivo duelo de forças de superfície.

Consequência da batalha

A batalha foi inconclusiva e sem grande volume de perdas, porem a mesma acrescentou motivos que finalmente levaram a decisão da retirada das forças nipônicas das ilhas Aleutas pois sua manutenção estava cada vez mais exigindo recursos nipônicos, já escassos. Ao próximo comboio foi atribuída uma pesada escolta inclusive de um porta-aviões.

Japão

USA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *